REINTERPRETAÇÃO DE UMA PARTE DO QUADRO DE PAULA REGO



Nome da técnica: Obra da Paula Rego

Nota técnica: Paula Rego é uma pintora portuguesa que nasceu em 1935, em Lisboa no dia 26 de janeiro. Teve uma casa na Ericeira onde viveu desde 1957 a 1963 e sem qualquer dúvida que esta sua vivência, nos anos de juventude, junto ao mar, marcou decisivamente, algumas obras da sua primeira fase. Paula Rego é particularmente conhecida por ter realizado uma série de pinturas baseadas em livros de histórias infantis e também por atualmente viver em Inglaterra onde casou e vive com as suas filhas. 
Esta obra consiste numa amplificação do seu quadro “O Presidente” Jorge Sampaio.

Material:
        Papel cavalinho A4;
        Lápis de carvão;
        Lápis de pastel a óleo;
        Recorte de uma parte do quadro de Paula Rego.

Procedimentos:
        Com o lápis de carvão, desenhar na folha, uma reinterpretação do recorte em questão;
        Pintar o desenho com os lápis de pastel de óleo, espalhando com este algumas cores, tentar imitar as tonalidades das cores do respetivo recorte;
        Observar o resultado.

Comportamento dos materiais:
Conforme a pressão exercida nos lápis de pastel a óleo estes vão tendo tonalidades diferentes, consegue-se também afiar os lápis de modo a conseguir um maior rigor na pintura. Depois de observar o resultado final, verifica-se que ficou muito idêntico ao original.

Integração pedagógica:
Esta técnica pode ser aplicada com jovens ou adultos, pois a ampliação nem sempre é muito fácil, e este tipo de público consegue ter uma precessão diferente. 

Condicionamentos:
É necessário um espaço adequado, e ter cuidado da forma como usa o material, não esquecendo de lavar as mãos sempre depois e durante a técnica só tocar com as mãos no papel.